O Coral Poltava promove o contato com a cultura através das canções (folclóricas, populares, religiosas e de renomados compositores). Aliado ao conhecimento musical, os coralistas aprendem sobre a correta pronúncia do idioma ucraniano, transliteração e tradução de textos e a história de grandes escritores e poetas nacionais. São bem-vindas quaisquer pessoas que queiram cantar, independentemente de terem experiência anterior ou não. Para tanto, são ministradas também aulas de teoria e técnica vocal, prezando pelo canto em conjunto.
Alguns dos banduristas tocam também na Orquestra Poltava, a qual é composta por músicos para instrumentos de sopro, cordas, metais e percussão. Em apresentações, conta frequentemente com a parceria do Coral - além de interpretar as músicas usadas pelas equipes de dança. Criada em 1981, deve sua existência ao persistente Pedro Kutchma, nome de relevância na história dos descendentes de ucranianos no Brasil. Hoje, a Orquestra Poltava possui cerca de 30 músicos amadores e profissionais.
A música da nossa querida Ucrânia sofre influência de diversas outras correntes tanto orientais quanto ocidentais e com fortes traços da cultura eslava e também da cultura cristã. As músicas tradicionais e folclóricas sofrem mudanças conforme a região ou povoado que a executa, mas podemos encontrar músicas e estilos reconhecidos em muitas regiões diferentes como Shchedryk, Vesnianky, Hopak, Koliadky e Kolomeyka.
Os instrumentos também são muito característicos e marcantes da sonoridade ucraniana, existe uma gama de instrumentos exóticos e com sonoridade própria, a própria bandura pode representar a Ucrânia culturalmente, tamanho sua influência na música folclórica, mas podemos citar outros instrumentos, como o kobza, o kozobas, o tsymbaly, a sopilka, a trembita e o bubon.
Dos instrumentos não típicos ucranianos, é comum o uso do violino (skrypka) em todos os tipos de música e nos grupos mais tradicionais podemos encontrar o Korban, a lira (relya), gaita de fole (volynka) entre outros.
Fundado em 1981 por Dom Efraim Krevey, atualmente o grupo conta com mais de 300 integrantes de todas as idades e que investem seus momentos de lazer nas atividades de Dança, Coral, Orquestra e Capela de Banduristas.
A Escola Poltava oferece aulas de dança infanto-juvenil ucraniana, música, artesanato típico ucraniano (bordados e pêssankas) e catequese.