Responsável basicamente pelas crianças e cursos extracurriculares, a Escola Poltava também subdivide seus pupilos em grupos de dança conforme a idade, entre 6 e 15 anos. As turmas ficam sob a docência dos dançarinos mais experientes dos grupos Adulto e Master. Além das coreografias, a Escola também se preocupa com a formação paralela dos componentes.
Familiarizar-se com a dança ucraniana desde o seus primeiros passos, aprendendo a posição da mão na cintura, lapidando os passos básicos até a formação das corografias onde será colocado em prática tudo que foi ensinado.
É trabalhado a ludicidade, através de brincadeiras e com poucos movimentos técnicos ensinados, é feito exercícios que auxiliem no ritmo e na contagem das música, tendo objetivo
Com estas turmas já deixamos a ludicidade um pouco de lado. Entramos mais na técnica dos passos, na execução correta dos mesmos, nos passos femininos e masculinos mais difíceis e sequências de casal mais avançadas.
Com ensaios um pouco mais parecidos com os do departamento adulto. O importante para turmas do juvenil é ensinar com mais detalhes o aprimoramento da técnica e nos passos da coreografias.
O plano de aula do juvenil é diferente das demais turmas da escola e devem seguir as necessidades da turma, levando em consideração o espaço e a existência ou não de apresentações.
Fundado em 1981 por Dom Efraim Krevey, atualmente o grupo conta com mais de 300 integrantes de todas as idades e que investem seus momentos de lazer nas atividades de Dança, Coral, Orquestra e Capela de Banduristas.
A Escola Poltava oferece aulas de dança infanto-juvenil ucraniana, música, artesanato típico ucraniano (bordados e pêssankas) e catequese.