Em Curitiba há a Capela de Banduristas Fialka do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava que oferece aulas para crianças e jovens que se dedicam a aprender e a tocar músicas populares e religiosas neste belíssimo instrumento, seu nome origina-se de uma linda flor das terras ucranianas que alegra e exala agradáveis perfumes no ambiente, assemelha-se a uma violeta, expressando as crianças e jovens ao tocar o instrumento que deixam a alegria e a beleza do som dos seus acordes aonde se apresentam.
A Capela tornou-se uma escola de música e hoje conta com mais de 70 integrantes das mais variadas gerações, da infância a maior idade. As atividades ligadas à prática do instrumento bandura tem uma iniciação com a flauta doce para a ambientação com as notas e musicalidade e vão desde o aprendizado da teoria musical com suas técnicas, até a prática vocal, como também estudos relacionados à religiosidade e cultura. Há um vasto repertório de canções ucranianas folclóricas, religiosas incluindo canções de celebrações da Páscoa e do Natal, as kolhadas e stchedrivkas. Possui uma equipe de professores para atender as turmas: jardim, infantil, infanto juvenil, juvenil e jovem, além de uma equipe administrativa e de voluntários para manutenção dos trajes típicos e da estrutura do departamento.
Todo esse trabalho acontece desde a década de 80 pelo então saudoso Bispo Dom Efraim Krevey, sua irmã Idealizadora, Maestrina e Catequista Izabel Krevey e incentivadores do Canadá e EUA que apoiaram e ensinaram a arte junto da comunidade ucraniana local para manutenção da cultura, das tradições religiosas e folclóricas e dos costumes do povo ucraniano.
É um instrumento de corda, típico da Ucrânia, considerado patrimônio cultural nacional, um tesouro artístico! Seu belo e fascinante som, ao vibrar das cordas, mostra a sua riqueza musical, expressão máxima da cultura e história milenar do povo ucraniano e dos cossacos, sendo símbolo da resistência nacional na busca da liberdade e independência do país . Há variação de tamanhos e modelos de 30 a 68 cordas, podendo ser tocados por crianças, adolescentes e adultos.
Fundado em 1981 por Dom Efraim Krevey, atualmente o grupo conta com mais de 300 integrantes de todas as idades e que investem seus momentos de lazer nas atividades de Dança, Coral, Orquestra e Capela de Banduristas.
A Escola Poltava oferece aulas de dança infanto-juvenil ucraniana, música, artesanato típico ucraniano (bordados e pêssankas) e catequese.