A edição de 2024 do Festival Nacional de Danças Ucranianas - FNDUA será a trigésima do evento realizado anual e ininterruptamente desde 1994 pelo conjunto de grupos folclóricos ucranianos do Brasil, sob a responsabilidade específica de um grupo folclórico organizador eleito em Assembleia, supervisionado pela Associação dos Grupos Folclóricos Ucranianos do Brasil - AGFUB e apoiado pelas demais entidades e membros da comunidade ucraniana do Brasil, em especial a Representação Central Ucraniano-Brasileira - RCUB.
Os objetivos do Festival Nacional de Danças Ucranianas são a manutenção e divulgação das tradições culturais e folclóricas trazidas pelos imigrantes ucranianos ao Brasil e a promoção da integração entre os Grupos Folclóricos participantes e seus componentes.
A edição de 2024 do Festival foi realizada de 15 a 17 de novembro de 2024, na cidade de Curitiba-PR, sob a organização do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava.
Contando com cerca de 700 participantes, provenientes de até 25 grupos folclóricos ucranianos do Brasil e da América Latina, participaram do evento. Esses números são comparáveis aos 620 inscritos de 21 grupos na XXVIII edição (Pitanga-PR, 2022) e aos 640 inscritos de 24 grupos na XXIX edição (Paulo Frontin-PR, 2023).
O formato da trigésima edição seguiu o padrão consolidado desde 2018, na XXV edição (Prudentópolis-PR). Esse modelo inclui um momento aberto e gratuito de apresentações dos grupos para a comunidade local e uma mostra principal compacta, com uma dança por grupo folclórico, exceto o anfitrião, que realizou as danças de abertura (Pryvit) e de encerramento (Hopak).
Como grande novidade, o Poltava organizou a Mostra Principal com todos os grupos dançando ao som de música ao vivo, executada pela Orquestra Poltava. Em algumas apresentações, o Coral Poltava também acompanhou, sob orientação de seu Regente.
A organização agradece profundamente aos patrocinadores e apoiadores, cuja contribuição foi essencial para viabilizar este grande evento. Seu apoio financeiro e logístico permitiu oferecer uma experiência memorável aos participantes e à comunidade local, reafirmando a importância de preservar e celebrar a cultura ucraniana no Brasil e na América Latina.
Fundado em 1981 por Dom Efraim Krevey, atualmente o grupo conta com mais de 300 integrantes de todas as idades e que investem seus momentos de lazer nas atividades de Dança, Coral, Orquestra e Capela de Banduristas.
A Escola Poltava oferece aulas de dança infanto-juvenil ucraniana, música, artesanato típico ucraniano (bordados e pêssankas) e catequese.